(31) 3332-0875
PLANOS DE PMOC A PARTIR DE R$45,00, CONFIRA!
Serviços

SISTEMAS DE AR CENTRAL

1. COMO FUNCIONA O AR-CONDICIONADO CENTRAL?

 

 

O ar condicionado central pode ser compreendido como um sistema centralizado que utiliza uma unidade externa (condensadora) interligada a várias unidades internas (evaporadoras) espalhadas em diversos ambientes de uma edificação.

 

Seu funcionamento pode ser realizado por acionamento feito por um controle de monitoramento central ou mesmo por controles remotos individuais.

 

Um ar condicionado central pode ser estabelecido por um sistema VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável) ou por um sistema Multi-Split, por um sistema que utilize um FanCoil + Chiller, por Splitão ou Self. É uma solução de climatização inteligente de ambientes, já que as evaporadoras são capazes de trabalhar com diferentes temperaturas.

 

A seguir vamos explicar como cada opção funciona e quais são as suas principais características.

 

Sistema VRF:

 

VRF significa fluxo de gás refrigerante variável, do inglês, variable refrigerant flow.

Também chamado de VRV, volume de refrigerante variável, diz respeito a um conceito de equipamentos para climatizar ambientes com uma unidade condensadora externa que se liga a diversas outras evaporadoras internas.

 

A sigla é referente à capacidade do sistema de controlar a quantidade de refrigeração que flui para cada uma das unidades evaporadoras.

 

Cada unidade interna opera de modo individual.

O sistema VRF funciona de maneira semelhante à tecnologia usada nos modelos split, porém tem uma válvula de expansão para cada unidade evaporadora e placas eletrônicas mais elaboradas.

 

A maior parte dos equipamentos VRF conta com tecnologia inverter, permitindo modulação em baixa rotação dos compressores e menor consumo energético.

 

Sistema FAN COIL e CHILLER:

Evaporador Fan and Coil multi-inverter Carrier 1.0-2.0 ton 220 v frio/ ? IEECSA

FAN COIL ( EVAPORADORA)

CHILLER ( CONDENSADORA)

 

O chiller e o fan coil são duas partes do mesmo sistema de refrigeração. O chiller poderia ser comparado ao condensador de uma unidade split, onde as trocas de calor acontecem. Já o fan coil poderia ser comparado à unidade evaporadora, que força a passagem do ar refrigerado pela água diretamente para o ambiente.

 

 

O Sistema fan coil é muito usado em shopping, é um sistema que embora seja grande, tenha diversos formatos diferentes e pareça complicado, é muito simples, pois é composto de um motor ventilador, uma correia, uma hélice ou turbina, filtro de ar, válvula de controle ou painel de comando onde o cliente escolhe a temperatura do ar e uma serpentina por onde passa a água gelada de uma unidade externa, o chiller.

 

 

Embora o fan coil e chiller façam parte de um mesmo sistema, a manutenção de um é independente do outro, ou seja, são tratados de forma separadamente, e é preciso consultar a tabela de valores de serviço para passar orçamento ao cliente.

 

Tipo Splitão:

UNIDADE EVAPORADORA

UNIDADE CONDENSADORA

 

O splitão é um tipo de ar-condicionado mais robusto, em que as peças são mais pesadas. E que é ideal para quem está em busca de uma solução de climatização para espaços amplos e que consiga atingir diversos ambientes. Ele é, portanto, uma solução recomendada para ambientes como grandes lojas, bancos, teatros, supermercados, cinemas e locais com grande fluxo de pessoas que precisam de ar interno de qualidade.

 

Esse tipo de ar-condicionado conta com várias saídas de ar e também pode ser dutado. Ou seja, facilitando a sua limpeza e manutenção. Vale destacar, ainda, que uma das maiores diferenças entre o splitão e os modelos tradicionais é a medida de potência, que no splitão se usa o TR (tonelada de refrigeração), enquanto nos outros é usado o BTU. Para que se tenha uma ideia melhor, cada 1 TR indica 12.000BTUs por hora.

 

O ar-condicionado splitão conta com sistema de refrigeração dividido em dois blocos: uma unidade interna, também chamada de evaporadora, e uma ou mais unidades externas, conhecida como condensadora. A unidade evaporadora é formada pelos módulos de refrigeração e ventilação, podendo ser montada na vertical ou horizontal. Já a unidade condensadora pode ter diferentes tamanhos, variando de acordo com a carga que o aparelho precisa receber para funcionar. Na maioria das vezes ela é instalada em uma casa de máquinas ou em um local aberto

 

Sistema SELF:

Self Contained ? Carrier do Brasil

MODELO 1

MODELO 2

 

Você sabia que existe um tipo de ar-condicionado que reúne todas as unidades dentro de um aparelho só?

 

Ele se chama Self Contained e é mais eficaz do que os modelos splits tradicionais, reunindo a condensadora e evaporadora num gabinete que pode resfriar um andar inteiro.

 

Este equipamento que tem a largura de duas geladeiras e mede, em média, 1,70 de altura é sinônimo de eficiência em refrigeração. As principais características do modelo de ar-condicionado self contained são essas:

 

 

2. AS VANTAGENS DO AR-CONDICIONADO CENTRAL:

 

Independentemente do sistema que você escolher, o ar-condicionado central possui vantagens únicas e que com certeza vão tornar o seu dia a dia muito mais agradável.

 

Ícone Descrição gerada automaticamente Alguns climatizam diversos ambientes ou espaços maiores ao mesmo tempo: a principal vantagem do ar-condicionado central é que ele consegue regular a temperatura de diversos cômodos ao mesmo tempo.

 

Ícone Descrição gerada automaticamente Economia de energia: ter um desses sistemas é mais econômico do que utilizar um ar-condicionado para cada ambiente.

 

Ícone Descrição gerada automaticamente Praticidade na utilização: os sistemas de ar-condicionado central são extremamente práticos e fáceis de usar.

 

Ícone Descrição gerada automaticamente Menor ruído: no caso do sistema VRF, o ar-condicionado central produz um ruído muito baixo e discreto.

 

Ícone Descrição gerada automaticamente Climatiza áreas extensas: o ar-condicionado central é o ideal para locais extensos e com muitas pessoas, pois consegue climatizar esses ambientes de forma rápida e eficiente.

 

 

 

 

 

 

 


 

COMO A A7 AR-CONDICIONADO PODE AJUDAR VOCÊ HOJE? FALE GRATUITAMENTE COM NOSSO CONSULTOR, LIGUE (31) 3267-1970

 

NÃO SEJA MULTADO, REGULARIZE-SE!

ENTENDA PORQUE A A7 AR-CONDICIONADO É A EMPRESA CERTA PARA UMA PARCERIA SOLIDA COM VOCÊ:


Forma, Seta Descrição gerada automaticamenteEmpresa há 10 anos no mercado, com profissionais qualificados;

Forma, Seta Descrição gerada automaticamentePossuímos registro no CREA nº 62262 e IBAMA nº 6336266;

Forma, Seta Descrição gerada automaticamenteTécnicos experientes;

Garantia real;

Forma, Seta Descrição gerada automaticamenteServiço rápido;

Forma, Seta Descrição gerada automaticamenteAtendimento personalizado;

Forma, Seta Descrição gerada automaticamenteSem multa de cancelamento, sem carência para utilização. O nosso foco é que o cliente permaneça com a A7 Ar Condicionado pela satisfação de nossos serviços;

 

Forma, Seta Descrição gerada automaticamenteAtendimento em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Divinópolis, Pará de Minas, Nova Serrana, Vespasiano, Sete Lagoas, Sabará

 

 


 

 

REGISTROS DA A7 AR-CONDICIONADO E BENEFÍCIOS

 

 

 

ALGUMAS PARCERIAS IMPORTANTES

 

 

 

 

 

TRABALHAMOS COM TODAS AS MARCAS


realize seu orçamento